PARA OS VINHOS EFERVESCENTES, EXISTEM COMO PERIGOS:
– uma saída intempestiva e espontânea da rolha
– uma dificuldade de extração da rolha que pode originar uma quebra da rolha ou da garrafa
Em ambos os casos, existe o risco de ocorrência de lesões no consumidor.
EM QUE É QUE O CEVAQOE PODE AJUDAR
Segundo a metodologia HACCP, a presença de um risco para a segurança do consumidor necessita de medidas de controlo.
A primeira medida de controlo é uma medida de aviso ao cliente sobre os riscos intrínsecos a uma saída intempestiva e espontânea da rolha ou a uma dificuldade de extração da rolha na abertura da garrafa.
A segunda pode ser demonstrar que as medições foram efetuadas para se assegurar de uma boa aptidão ao desarrolhamento de um lote de rolhas.
Com esta medição podem também comparar-se diferentes tipos de rolhas ou diferentes tratamentos de superfície, com o objetivo de ajustar a força de desarrolhamento para a gama desejada.
EXTRAÇÃO DE ROLHAS DE CHAMPANHE
SISTEMA DE MEDIÇÃO DE FORÇAS DE EXTRAÇÃO
A apreciação manual da força de desarrolhamento necessária na extração de uma rolha de champanhe ou de um vinho efervescente é extremamente dependente do operador. Ela não é, portanto, realmente objetiva.
Para ultrapassar este obstáculo, o CEVAQOE utiliza um equipamento de medição do torque para medir a força de desarrolhamento através de um movimento simultâneo de rotação e de tração.
OS VOSSOS BENEFÍCIOS
A maior ou menor facilidade na extração da rolha não será avaliada pela apreciação subjetiva do operador, mas passará a ser quantificada por uma medição física desse valor e, pode, portanto, ser devidamente avaliada.
Desta forma, é possível associar os valores da força de desarrolhamento, com a noção sobre a maior ou menor facilidade de desarrolhamento, numa escala de difícil (entre 2,5 e 3,0 N.m) a fácil (entre 1,5 e 1,2 N.m).
Acima de 3,0 N.m, o desarrolhamento é considerado impossível e abaixo de 1,2 N.m o desarrolhamento é considerado intempestivo e, portanto, perigoso.
COM UM ACOMPANHAMENTO PELO CEVAQOE É POSSÍVEL:
– Controlar a qualidade do arrolhamento
– Controlar a evolução harmoniosa do vinho
– A satisfação do consumidor
– A limitação dos litígios
– A minimização dos riscos de transporte
– A satisfação dos importadores
O CEVAQOE EFETUA A MEDIÇÃO DESTE PARAMÊTRO
Este controlo pode ser realizado por solicitação do fabricante de rolhas ou do utilizador.